VOLTAR

Índios guarani-kaiowás já ocupam 14 fazendas no MS

24 Horas News-Cuiabá-MT
13 de Jan de 2004

Mais duas fazendas são invadidas por índios paraguaios e brasileiros entre as cidades de Iguatemi e Japorã, no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Desde o dia 18 último quando iniciaram as invasões até hoje (13) um total de 14 propriedades rurais foram ocupadas por integrantes da etnia guarani-kaiowás, naquela região. O objetivo dos invasores já foi alcançado com a tomada de todas as fazendas vizinhas da Aldeia Porto Lindo, que possui 1.600 hectares.

Segundo cálculo da Fundação Nacional do Índio (Funai), a área ocupada soma 9.600 hectares, de onde os índios só sairão mortos, segundo garante os quatro caciques que comandam as invasões. Justiça Federal, Polícia Militar, Polícia Federal e policiais civis das cidades vizinhas estão em estado de alerta, devido as constantes vítimas de cárcere privado e reféns dos indígenas.

A movimentação nas fazendas invadidas é diuturna com índios a cavalo percorrendo as áreas e prendendo qualquer branco que se aproximar. Segundo denúncias na Delegacia de Polícia Civil de Navirái, cidade próxima de Japorã, nenhum fazendeiro expulso consegue ao menos retirar roupas, calçados, alimentos e outros pertences de suas casas invadidas. Os rebanhos bovinos estão necessitando de cuidados e as lavouras entregues à sorte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.