VOLTAR

Índios guaraní-caiuá estão alojados em mata de fazenda há 15 dias

TV Morena
10 de Mar de 2008

Um grupo de 128 índios guarani-caiuá da aldeia Panambi, em Douradina, invadiu há pelo menos 15 dias a fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, localizada no município de Rio Brilhante. Os índios argumentam que a área faz parte de um território tradicional indígena e reivindicam a posse da terra.

A administradora-geral da Funai (Fundação Nacional do Índio) na região Conesul do Estado, Margarida Nicoletti, esteve esta semana no acampamento montado pelos índios dentro da propriedade rural.

Segundo ela, os índios reivindicam a realização de estudos antropológicos que possam comprovar área faz parte de um território indígena. "Recebi a reivindicação deles e agora estou encaminhando um comunicado a direção nacional da Funai. Vamos solicitar a vinda de uma equipe técnica para realizar um estudo antropológico na propriedade", disse Margarida.

A administradora-geral da Funai ainda tentou negociar a retirada dos índios da área. No entanto, o grupo se recusou a sair da fazenda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.