VOLTAR

Índios Guajajaras protestam em frente a sede do governo em São Luís

G1 - http://www.g1.globo.com
24 de Fev de 2015

Cerca de 80 índios da tribo Guajajaras vieram de Grajaú a São Luís para reivindicar melhorias nas áreas de educação, transporte e saúde. Eles acamparam em frente ao Palácio dos Leões, na tarde desta terça-feira (24), e cobraram do governo a retomada do diálogo iniciado ainda na gestão passada.

Segundo Raimundo Guajajaras, uma das lideranças do movimento nenhum representante do governo apresentou proposta de melhorias para as tribos. "Mudou o governo e até agora ninguém falou com a gente. Queremos saber como vai ficar condições de escola, material escolar, merenda, transporte e que está nos preocupando muito. São dois anos de sofrimento e nenhuma empresa recebeu", declarou.

O grupo indígena se dividiu e ocupa as áreas da sede da Fundação Nacional do Índio, no bairro do Anil, e outra na sede da Secretaria de Educação do Estado.

Em nota enviada ao G1 a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que gestores das áreas de alimentação, transporte escolar e engenharia se reuniram com as lideranças indígenas. Segundo a secretaria, a solução de parte das demandas apresentadas já está sendo encaminhada pelo estado. Confira a nota na íntegra.

Nota

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que uma equipe de gestores das áreas de alimentação, transporte escolar e engenharia da Seduc está reunida, neste momento, com as lideranças indígenas. Ressalta ainda que parte das demandas apresentadas pelo grupo já vem sendo encaminhada pelo Estado no intuito de sanar o mais breve possível os problemas deixados pela gestão passada na educação indígena.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/02/indios-guajajaras-prote…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.