VOLTAR

Índios guajajara bloqueiam rodovia no Maranhão

Estado de S. Paulo-São Paulo-SP
Autor: Flávia Moura
27 de Mai de 2004

Eles denunciam extração ilegal de madeira em suas terras. Segundo a PF, há 2 caminhões carregados retidos na reserva

São Luís - Mais de 20 índios da nação guajajara bloquearam a rodovia estadual MA-006 para impedir a passagem de caminhões de madeira entre os municípios de Arame e Grajaú, localizados a cerca de 480 km da capital maranhense.

Os índios, que chegaram no local na última terça-feira pela manhã, continuam concentrados na altura do km 80 da estrada. Segundo informações do posto da Funai de Imperatriz (MA), os guajajara são contra a extração ilegal de madeira de lei (principalmente ipê e jatobá) da região e, por esse motivo, foram mostrar à beira da estrada mostrar sua indignação.

O administrador regional da Funai em Imperatriz, José Leite Piancó Neto, disse que já relatou o caso ao Ibama e à Polícia Federal para que sejam tomadas as providências. Segundo ele, a extração ilegal de madeira dentro de áreas indígenas é, muitas vezes, facilitada pelos próprios índios.

"Mas sempre existem grupos que se organizam para lutar pela terra, mesmo que esses sejam parentes dos facilitadores".

De acordo com a Polícia Federal, dois caminhões carregados de madeira extraída ilegalmente estão presos dentro da reserva indígena Araribóia, localizada no município de Arame. O Ibama, que foi informado do caso nesta tarde, anunciou que tomará as providências de autuação até esta sexta-feira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.