VOLTAR

Índios ganham direito à terra

Estado de S. Paulo-SP
Autor: Maura Campanili
21 de Mai de 2002

Tribo Gaviões da Montanha receberá novas áreas da Eletronorte

O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, em Brasília, reconheceu o direito dos índios Gaviões da Montanha de terem terras com as mesmas condições ecológicas e extensão às que perderam com a construção da Usina de Tucuruí, no Pará. A Eletronorte, responsável pela usina, deverá providenciar a compra da terra para entregar aos cerca de 70 índios que foram transferidos há 20 anos para a terra indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins (PA)."Estamos morando de favor em Mãe Maria. Agora, vamos reunir a comunidade e discutir para onde queremos ir", diz o líder da tribo, cacique Paiaré.

Os Gaviões da Montanha entraram com a ação para conseguir compensação pela perda de suas terras tradicionais, localizadas à beira do Rio Tocantins, em 1989, por meio do Núcleo de Direitos Indígenas (atual Instituto Socioambiental - ISA). Segundo o advogado do ISA, André Lima, "a comunidade indígena firmou, em 1984, sob influência da Funai, um acordo ilegal com a Eletronorte, pelo qual cedeu suas terras em troca de um pagamento, ferindo a Constituição e o Estatuto do Índio".

Em 1984, a ação foi considerada improcedente pela Justiça do Pará, que reconheceu a legalidade do acordo firmado pela Eletronorte. Em dezembro de 1994, o ISA apelou da sentença, que agora foi revista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.