VOLTAR

Índios fiscalizam caça e pesca no Rio Tibagi

O Estado do Paraná - Curitiba - PR
Autor: Jair Gazolli
10 de Fev de 2001

A partir da próxima semana os índios das reservas Apucaraninha, em Londrina e Barão de Antonina, em São Jerônimo da Serra, deverão iniciar a fiscalização da pesca e caça nas áreas pertencentes às reservas. O administrador da Funai em Londrina, José Gonçalves, informou que a fiscalização será feita com dois barcos conseguidos junto a direção da entidade em Brasília e que serão levados para as reservas. Naquela região, segundo o administrados, a presença de pescadores e caçadores tem aumentado nos últimos meses.

"Constatamos que ultimamente aumentou o número de pescadores e caçadores na área das reservas indígenas, que são banhadas pelo Rio Tibagi, agindo de forma predatória. Solicitamos dois barcos junto à direção da Funai, fomos atendidos e agora vamos iniciar a fiscalização". O administrador informou que ambas fiscalizações serão feitas através de barcos, porque também os caçadores utilizam o rio para chegar até a reserva.

Gonçalves justificou o fato da fiscalização ser feita pelos próprios índios, destacando que eles sempre moraram na região e conhecem toda a área e, principalmente, os pontos mais visados pelos predadores.

Para viabilizar a ação contra pescadores e caçadores, a Funai promoveu um treinamento para os índios que vão trabalhar com os barcos. "Eles receberam treinamento de técnicos especializados em pilotagem de barcos, sendo orientados como operar um barco a motor. Eles também receberam orientações de segurança como, por exemplo, a utilização de salva-vidas durante o trabalho", explicou José Gonçalves.

Os recursos obtidos com a direção da Funai permitiram a aquisição de um barco para cada reserva e de alguns equipamentos como salva-vidas colete de identificação. José Gonçalves disse que houve um entendimento para que a fiscalização seja feita em conjunto, com as equipes de fiscais das duas reservas trabalhando juntas durante as operações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.