VOLTAR

Índios fecham rodovia estadual e cobram pedágio em Juína

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br
09 de Dez de 2013

Um grupo de índios da etnia Enawenê Nawê está bloqueando um trecho da MT-170, em Juína, e cobrando pedágio dos motoristas que trafegam pela região. Conforme o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), na região, Antônio Carlos Ferreira de Aquino, os índios decidiram cobrar pedágio para arrecadar fundos para um posto de saúde que foi instalado recentemente na aldeia. "Eles reclamam que não há medicamentos e equipamentos na unidade".

O grupo cobra R$ 50 de motociclistas e R$ 100 de outros veículos que trafegam pela ponte do rio Juruena na rodovia. Alegam ainda que só liberam o tráfego em caso de urgência. Segundo Ferreira, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi informada sobre a falta de recursos para a aldeia, mas ainda não deu resposta.

Os índios devem continuar o pedágio por tempo indeterminado. Na aldeia vivem 720 índios, distante cerca de 120 quilômetros de Juína.

Outro lado - A assessoria da Sesai em Brasília foi informada sobre o caso e deve se pronunciar ainda hoje.

http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/191031/indios-fecham-rodovia-es…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.