VOLTAR

Índios fecham acordo com Funasa e desocupam a sede do órgão em Florianópolis

A Notícia (SC) - http://www.clicrbs.com.br/anoticia
16 de Jun de 2010

Os dois dias de manifestação e a ameaça de fechar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Florianópolis impulsionaram um acordo que satisfez a comunidade indígena. O grupo - que ocupava a sede desde a manhã de segunda-feira, no bairro Estreito - protestou contra a perda de benefícios na área da saúde, provocada pela suspensão de um convênio com a ONG Rondon Brasil.

No começo da tarde desta quarta-feira, os manifestantes se retiraram da fundação, após fechar um acordo com a coordenação do órgão. Segundo Hyral Moreira, presidente do Conselho Distrital e representante de uma aldeia de Biguaçu, na Grande Florianópolis, itens importantes do convênio foram retomados pela ONG até que a Funasa faça licitações e tenha condições de se responsabilizar pelos serviços.

Um dos pontos mais reivindicados também foi atendido. Segundo Hyral, a fundação se comprometeu a colocar carros oficiais e motoristas à disposição das aldeias para fazer o deslocamento de pacientes até unidades de saúde.

A assessoria de comunicação da Funasa não quis dar detalhes sobre o acordo e informou que não poderia se manifestar sobre o assunto até conversar com a coordenação nacional, em Brasília.

Pendenga

O protesto dos índios foi motivado pela suspensão do convênio, que previa, entre outras coisas, benefícios como compra de medicamentos, uso de carros funerários e o deslocamento de pacientes. O fim da parceria se deu porque, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a Funasa nacional tem de se responsabilizar por esses serviços.

Porém, segundo o chefe do Distrito Sanitário Indígena do Interior Sul da Funasa, Jailson Ribeiro Teixeira, não há mão de obra técnica nem mesmo um procurador para acelerar os processos licitatórios. Por isso, muita coisa que poderia ser feita por aqui tem de ser enviada para Brasília.

Durante os dias de protesto, um grupo de mais de 200 indígenas chegou a passar a noite no prédio da Funasa, com consentimento do órgão federal.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&sectio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.