VOLTAR

Índios fazem três reféns no MS

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
13 de Jan de 2004

O fazendeiro José Maria Varago, sua mulher Aparecida Conceição Varago e a nora do casal, Márcia Ana Varago, foram tomados como reféns pelos índios Caiovás-guarani, ontem pela manhã, quando passavam por uma estrada rural no município de Iguatemi, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Varago é dono da Fazenda São José, invadida pelos indígenas, e estava buscando contato com seus familiares para averiguar a situação do gado e das lavouras. Segundo Varago, os índios exigiram a presença da Polícia Federal para efetuar a libertação dos reféns, que foi feita após um contato com a imprensa.

Em Recife, cerca de 30 índios Pancararus de Petrolândia, no sertão pernambucano, invadiram a sede da Funai. Com os corpos pintados e portando pedaços de pau, fizeram um funcionário refém e ameaçaram depredar o prédio em protesto pela exoneração do chefe do posto, Gilberto Manoel Freire. Eles também reivindicavam investimentos na área. O tumulto durou cerca de quatro horas. Três índios foram presos e levados à sede da Polícia Federal, que usou gás de pimenta para desocupar o prédio. Em Roraima, lideranças indígenas contrárias a criação da Reserva Serra do Sol, no Noroeste do estado, pretendem ir a Brasília pedir ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que reavalie a decisão de homologar a área.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.