VOLTAR

Índios fazem servidores do Ibama de reféns na Câmara de Canarana

O Documento - http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=324734
02 de Mar de 2010

A Câmara de Vereadores de Canarana viveu uma situação atípica na manhã desta terça-feira. Dois funcionários do Ibama ficaram detidos na sede do poder legislativo por cerca de 40 indígenas.

O motivo da 'revolta' dos índios era de que o órgão federal apreendeu produtos artesanais feitos por eles e que eram comercializados na cidades. A apreensão ocorreu porque os produtos eram feitos ilegais e utilizavam como "matéria prima", animais silvestres da região.

A Polícia Militar foi acionada para negociar com os índios. Somente após a liberação dos materiais apreendidos é que os funcionários do Ibama foram liberados.

O comandante da negociação, Valmir Barbosa, disse que os índios agora irão recorrer da decisão judicial que determinou a apreensão dos materiais e ainda aplicou multa a eles. O objetivo é anular a multa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.