VOLTAR

Índios fazem reféns em Tocantins

Zero Hora-Porto Alegre-RS
14 de Jun de 2004

Um grupo de indígenas fez cinco pessoas reféns, de acordo com a Polícia Federal, em uma fazenda em Lagoa da Confusão, cidade a 203 quilômetros de Palmas (TO).

A fazenda Planeta, de propriedade do grupo Gurupi Participações, foi invadida na madrugada de quinta-feira por aproximadamente 180 índios da etnia craô-canela, armados com facões, arcos e flechas. O grupo diz que a terra é propriedade indígena e que os índios foram expulsos do local por fazendeiros na década de 70.

Segundo o superintendente da Polícia Federal do Tocantins, Ruben Paulo de Carvalho Patury Filho, na manhã de ontem dois oficiais de Justiça foram à fazenda cumprir um mandado de reintegração de posse da área.

Os dois oficiais de Justiça e três funcionários da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins, que não tiveram os nomes revelados, foram feitos reféns pelos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.