VOLTAR

Índios fazem protesto na Av. Agamenon Magalhães, no Recife

G1 - www.g1.globo.com
25 de Mai de 2015

Uma manifestação de indígenas fechou a Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). Representantes das etnias de Pernambuco estavam na capital do estado para protestar contra o pedido de exoneração do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Eles interditaram a avenida no cruzamento com a Rua Dom Bosco no sentido Olinda por volta das 9h e só liberaram a via às 11h30.

O protesto só acabou quando a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais da Saúde Indígena (Sindcopsi falou), por telefone, com o senador Humberto Costa (PT). Segundo o sindicato, ele é o autor do pedido de exoneração e , diante do protesto, suspendeu a solicitação e marcou uma reunião com os líderes indígenas na próxima sexta-feira (29) às 10h30 no Imip, no Recife. A assessoria do senador informou que não tem nada definido sobre nenhuma portaria e que Humberto Costa vai conversar sobre o tema com os índios na sexta.

"Ele pediu ao ministro [da Saúde] Arthur Chioro a exoneração do nosso coordenador, Antônio Fernando da Silva, e já indicou outra pessoa. A comunidade indígena não aceita essa exoneração porque Antônio está com a gente há muito tempo e conhece nossa realidade. Uma pessoa indicada para o cargo, que não conhece nossas comunidades, não teria o mesmo respeito", explica a presidente do Sindcopsi, Carmem Pankararu.

Segundo Carmem, Antônio Fernando da Silva está à frente do DSEI desde a sua criação, 15 anos atrás. Desde então, vem garantindo o atendimento de saúde básica em todas as aldeias do estado. "Ele cuida muito bem da nossa saúde, mesmo nessa situação precária da saúde pública no nosso país. Não pode sair porque isso prejudicaria a gente. Este é um direito nosso, não pode ser perdido", reforça José Carlos dos Santos, da tribo Xucuru de Cimbres, que saiu de Pesqueira para participar do protesto.

O diretor de recursos humanos do Sindcopsi, Alan Márcio Oliveira, ainda falou que as 12 etnias do estado são contra a exoneração e enviaram representantes para o protesto desta segunda. Além da Xucuru, Fulniô, Pankaruru, Atikum, Pankará e Bipipá estavam presentes no ato. "Não se admite um pedido de exoneração sem consulta à comunidade indígena. Se todos aceitassem, tudo bem. Mas não é assim. Estamos aqui porque não queremos influência política dentro da política indigenista", afirma Alan.

Segundo ele, cerca de 350 pessoas participaram do protesto, que travou o trânsito no sentido Olinda da Avenida Agamenon Magalhães até as proximidades do Viaduto Joana Bezerra.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/indios-fazem-protesto-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.