VOLTAR

Índios fazem feira de sementes no Tocantins

G1
29 de Out de 2007

Três mil índios, de várias etnias, participam de uma feira de troca de sementes na reserva indígena dos índios craôs, em Itacajá, na região Noroeste do Tocantins.

A festa reúne mais de 20 etnias de várias regiões do país. Cada aldeia ganhou uma moradia provisória no grande pátio para participar da feira.

As sementes representam o retorno da agricultura dos antepassados. Tem fava, gergelim, milho, andu. "Eu trouxe da aldeia de Dourados, Mato Grosso do Sul, a semente para deixar aqui, e vou levar daqui para lá outra semente", diz o índio caiuá, Getúlio Oliveira.

No esporte tem o revezamento de toras. O pedaço de buriti pesa mais de 80 quilos e percorre o circulo da grande aldeia. "Isso faz parte de tradição de corrida para a pessoa não ficar velho logo, para amadurecer muito", explica o líder craô Antônio.

Este ano, os índios que apresentarem maior variedade de sementes serão premiados. A feira termina no sábado (27).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.