VOLTAR

Índios fazem denúncias em Altamira

Diário do Pará-Belém-PA
Autor: Flávio Carneiro
30 de Out de 2004

Eles pedem continuidade do trabalho federal para combate à invasão e ameaça de morte

Lideranças Xipayas estão em Altamira, oeste do Pará, para pedir que a operação conjunta que acontece na região do Entre Rios, no Alto Iriri, desenvolvida por órgãos federais e estaduais ligados ao meio ambiente, continue. Os Xipayas denunciam que a terra indígena está sendo invadida. Um dos líderes Xipaya denuncia que está sendo ameaçado de morte e diz que por conta do aliciamento praticado por brancos ao índio morador da comunidade Nova Olinda foi preciso desmembrar parte da terra indígena. A área total deve dar cerca de 170 quilômetros e termina às margens da BR- 163. O índio disse que o que se pode observar dentro da área desmembrada são placas demarcando toda a área como se fosse um projeto de assentamento, porém, aprovado e sendo realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do estado de Mato Grosso, o que segundo o índio é ilegal. As lideranças Xipayas já fizeram comunicado à unidade do Incra em Altamira.

Parceria

Ainda segundo os índios, até mesmo antes do início da operação, a comunidade ficava a mercê da ação de pistoleiros com armamento pesado, exceto pela proteção recebida pela empresa Amazônia Projetos Ecológios, " se não fosse o apoio da empresa, na parceria ao combate ao desmatamento e até na proteção da comunidade, já teria havido conflitos armados na região". Destacou o líder Xipaya. Os índios denunciam a cooperativa como responsável por grandes alqueires de terra desmatada que deverá ser usada para a plantação de capim e soja.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.