VOLTAR

Índios fazem comitiva de Ministério da Saúde refém em aldeia

G1 - http://g1.globo.com
20 de Jul de 2013

O cerco começou durante a entrega de três viaturas da Funasa.
Entre os reféns, o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves.

Uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas, formada por representantes do Ministério da Saúde, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e uma jornalista, está sendo feita refém na aldeia Pé de Galinha, nas imediações do município de Barra do Corda, desde 7h30 deste sábado (20). No grupo está o secretário Especial de Saúde Indígena Antônio Alves. A informação é da Delegacia Regional de Barra do Corda.

A equipe estava no local para entregar três viaturas da Funasa para a comunidade indígena. Segundo a polícia, cerca de 200 índios de outras aldeias teriam se dirigido ao local e, em protesto, fechado o acesso e impedido saída e entrada.

De acordo com Alexsander Dias, delegado da Regional de Barra do Corda, os reféns não sofreram violência. A Polícia Civil tomou conhecimento do fato após alguns integrantes da comitiva, como um motorista e uma enfermeira, terem conseguido furar o bloqueio e se dirigido à delegacia.

Ele também afirmou que a Secretaria de Segurança, o Departamento de Polícia Federal (o território indígena é de jurisdição federal), o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça já foram comunicados e estão tomando providências.

Outro lado

Waldir Pompeu, secretário de Assuntos Indígenas de Barra do Corda, declarou que a manifestação foi motivada pela recusa da comitiva de dialogar com os indígenas. Segundo ele, a comitiva estava se dirigindo à comunidade Colônia e não atendeu aos pedidos de índios de outras tribos para debater sobre a questão da saúde. "A política de saúde indígena hoje não observa as diversidades culturais, colocando etnias diferentes para serem atendidas no mesmo espaço e sem a mínima estrutura", afirmou. Pompeu ainda reiterou o caráter pacífico do bloqueio da via.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/07/indios-fazem-comitiva-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.