VOLTAR

Índios farão campanha contra Zeca

FSP, Brasil, p. A7
17 de Jan de 2004

Índios farão campanha contra Zeca
Líder guarani critica governador e pede desfiliação do PT

Hudson Corrêa
Da Agência Folha, em Japorã (MS)

Irritados com as críticas do governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, às invasões de fazendas em Mato Grosso do Sul, índios guaranis e caiuás disseram que não vão mais fazer campanha para Zeca, que pode tentar o Senado em 2006.

O líder guarani Ailton de Oliveira, 53, conhecido como Biguá, fez um discurso contra Zeca ontem em uma das 14 propriedades invadidas desde dezembro pelos índios em Japorã (MS). Ele também é chefe de posto da Funai.

Biguá disse na língua guarani que Zeca do PT quer enviar a polícia para despejar os cerca de 3.000 índios que estão nas fazendas. Após o discurso, exibiu para a reportagem uma carteirinha que possui do PT. "Já estou me desfiliando [do partido]. Na eleição passada, percorri 22 aldeias no sul do Estado pedindo voto para o Zeca. Agora vou pedir para ninguém mais votar nele", afirmou. "Ele ganhou a eleição por causa do índio", disseram outras lideranças. Zeca do PT negou ontem ser contra os índios.

FSP, 17/01/2004, Brasil, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.