VOLTAR

Índios expulsam administrador da Funai em Atalaia do Norte (AM)

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
Autor: KÁTIA BRASIL
06 de Dez de 2004

Quarenta e cinco índios de quatro etnias expulsaram hoje o administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Atalaia do Norte (1.138 km oeste de Manaus, AM) e invadiram o escritório do órgão.

Por telefone, o índio Clóvis Marubo disse que as etnias marubo, canamari, maiuruna e matis querem a demissão do administrador Gilmar Jóia de Figueiredo.

Essas etnias vivem na reserva do Vale do Javari, uma das regiões mais remotas da Amazônia. "Madeireiros estão invadindo nossas terras e o administrador não faz nada", disse Clóvis Marubo.

Contatado pelo telefone, o administrador Gilmar Jóia de Figueiredo, 45, que está no cargo há oito anos, afirmou que não houve violência, mas alguns indígenas estavam bêbados no momento da invasão.

"Eu saí da sede sem problemas, mas não dava para conversar com eles. Alguns tinham bebido", disse Figueiredo.

Há dois meses, índios do mesmo grupo invadiram por uma semana a sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), após o governo retirar a administração da saúde de uma ONG (organização não governamental) coordenada pelas etnias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.