VOLTAR

Índios exigem regularização de áreas no Acre e Amazonas

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
15 de Abr de 2002

Duzentos índios exigem a imediata regularização das terras onde vivem 15 comunidades do Acre e do sul do Amazonas. A reivindicação foi feita hoje durante o III Encontro de Culturas Indígenas das regiões que acontece em Rio Branco. Entre as comunidades estão os Kampa (auto-denominação Ashaninka), cuja tribo se estende pelo Peru onde foram contemporâneos dos imperadores incas, e os Nawas, que querem parte das terras que hoje compõem o Parque Nacional da Serra do Divisor, considerado o local de maior biodiversidade biológica do Brasil.

Além da exposição de artesanatos, materiais didáticos, livros e CD's, os índios estarão fazendo até sexta-feira uma série de apresentações de canto, dança e até de pajelanças, no espaço cultural do Restaurante Kaxinawá. Ao longo da semana, os índios estarão coletando assinaturas da população pedindo apoio para a demarcação de suas terras.

Todos os dias, a partir das 12h30 serão apresentados vídeos sobre a cultura indígena, danças, cantos e histórias de cada povo. Somente no Acre existem 18 diferentes nações indígenas. Na sexta-feira, lideranças indígenas e indigenistas se reunirão com representantes da Funai no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) para discutir o reconhecimento e demarcação das terras reivindicadas pelas comunidades, que continuam vivendo sob permanente ameaça de fazendeiros e madeireiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.