VOLTAR

Índios exigem entrega de cartões retidos pela CPI da Desnutrição

Dourados News-Dourados-MS
Autor: (Antonio Coca)
13 de Mai de 2005

Líderes indígenas de Dourados estiveram reunidos à portas fechadas no começo da noite de ontem com o procurador da República, Charles Estevan da Mota Pessoa, no Ministério Público Federal em Dourados pedindo a
devolução de cerca de 100 cartões previdenciários que foram apreendidos com dois comerciantes de Dourados e na reserva indígena à mando da CPI da Desnutrição da Assembléia Legislativa.

De acordo com informações do delegado da Polícia Federal, Bráulio Galonni, os cartões estavam em poder do administrador da FUNAI em Dourados, Israel Bernardo, e que cabia a ele determinar com os integrantes da CPI se os cartões seriam ou não entregues para os beneficiários.

No começo da semana o presidente da FUNAI, Mércio Pereira esteve em Dourados, compondo a Comissão Interministerial que foi mandada ao Mato Grosso do Sul pelo presidente Lula, para tentar resolver problemas das
aldeias de Dourados, e disse que os cartões seriam devolvidos ainda esta semana.

Os índios querem os cartões para sacar seus benefícios, mas geralmente eles ficam retidos pro comerciantes como garantia do pagamento de dividas que os índios têm com donos de mercados da periferia da cidade.


As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.