VOLTAR

Índios e posseiros lutam no Xingu

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
01 de Dez de 1973

A notícia trata da situação de conflito que se estabeleceu entre os Kayapó Metyktire (Txucarramãe) e os posseiros. Esses posseiros se estabeleceram próximo ao posto da Funai. Inicialmente trabalharam na construção da estrada BR-80, mas finalizada a obra resolveram se estabelecerem no local de acampamento e lá instalaram vendas de aguardente. Um grupo de 30 indígenas contraíu sarampo desses posseiros. Os Kayapó não querem a presença dos não índios e ameaçaram destruir a vila.

Claúdio Villas-Boas e Sidnei Possuelo estiveram na região tentando acalmar os índios, mas não obtiveram sucesso. Os dois sertanistas alertaram a Funai de que a situação era muito grave.

Notícia também traz um breve histórico de como os Kayapó foram "pacificados" pelos Villas-Boas. O marechal Rondon já previa que esse povo se envolveria em guerras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.