VOLTAR

Índios e especialistas vão debater prospecção com ANP

Página 20
28 de Fev de 2007

Joaquim Tashka e o antropólogo Terri Aquino se reúnem com Tião Viana

Em encontro com o senador Tião Viana na última segunda-feira, o líder indígena Joaquim Tashka Yawanawá e o antropólogo Terri Aquino conversaram sobre as prospecções de petróleo e gás no território acreano e decidiram convidar os movimentos indígenas e ambientalistas do Acre para participar de uma rodada de debates no fim de março, em Rio Branco, entre técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e especialistas em impactos ambientais provocados por esse tipo de atividade econômica.

Segundo informou ontem o antropólogo Terri Aquino, o encontro com o senador foi "bom, saudável e de alto nível", quando ambos, incluindo Joaquim Tashka, concordaram em abrir o diálogo entre os técnicos da agência petrolífera, especialistas em impactos ambientais e as lideranças indígenas e ambientais do estado para serem exauridas todas as dúvidas sobre os efeitos benéficos e maléficos que futuras explorações de petróleo possam ocasionar em terras indígenas e em outras unidades de conservação do estado.

No encontro, o senador comprometeu-se em convidar dirigentes e técnicos da ANP para irem a Rio Branco, ficando Joaquim Tashka e Terri Aquino encarregados de convocar as lideranças dos movimentos e chamar especialistas com experiência em atividades econômicas em terras indígenas. Por sugestão do antropólogo, será convidado para participar do debate na capital acreana o professor Osvaldo Sevah, da Universidade de Campinas (Unicamp), que editou recentemente uma grande obra sobre os efeitos ambientais e sociais da mineração em terras indígenas brasileiras, publicado com o patrocínio do Instituto Socioambiental (Isa).

"Esse debate vai permitir que os movimentos indígenas e ambientais do Acre obtenham informações sobre as atividades de prospecção de petróleo para depois se posicionarem se serão contra ou a favor dessas atividades. Precisamos de informações sobre as prospecções feitas no Peru, no Alaska e em outras regiões do Brasil e do mundo onde há povos tradicionais para sabermos avaliar os benefícios e possíveis danos ambientais dessas atividades", disse Terri Aquino.

O senador Tião Viana também considerou saudável o debate em torno do tema e elogiou a postura crítica de Joaquim Tashka e de Terri Aquino, que manifestaram natural preocupação em relação ao desenvolvimento dessa atividade comercial em terras indígenas. "Tenho o maior respeito pelo trabalho do antropólogo Terri Aquino no Estado, pois o considero um verdadeiro guardião da floresta", destacou Tião Viana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.