VOLTAR

Índios do Xingu terão reunião no TRF

Diário de Cuiabá
08 de Jun de 2006

Índios do Xingu terão reunião no TRF

Os cerca de 120 índios xinguanos que chegaram ontem em Brasília mantiveram uma reunião à tarde com assessores do desembargador federal, João Batista Gomes Moreira, no Tribunal Regional Federal (TRF), para expor suas reivindicações quanto à derrubada da usina Paranatinga II, localizada às margens do rio Culuene, em Campinápolis. O magistrado será o relator do processo de agravo de instrumento movido pela empresa Paranatinga Engenharia acerca da decisão proferida pela Justiça Federal no Estado, que determinou a demolição da obra.
"Conseguimos acessar o gabinete do desembargador e os índios puderam explicar a situação sobre o problema ambiental. E eu pude esclarecer a questão jurídica, porque o que está em pauta é o licenciamento, que por envolver todo o Parque do Xingu, no nosso entendimento, tem que ser feito pelo Ibama. Vamos aguardar esse agravo instrumental que está aí", esclareceu a procuradora federal Ana Maria Carvalho, que acompanha a causa a favor dos índios desde o manifesto da semana passada, realizado por eles sobre a obra da usina.
Hoje pela manhã, os índios serão recebidos no Congresso por uma frente parlamentar indígena que se interessou pela causa dos xinguanos e pretende apoiá-los, segundo a procuradora. À tarde, o encontro é com membros do Ministério Público Federal. Ana Maria informou que ainda não conseguiu que os índios sejam recebidos pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que tem feito contato apenas através de um assessor. Com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a procuradora espera conseguir o tombamento da área da usina, considerada sagrada pelos índios.

Natacha Wogel

Diário de Cuiabá, 08/06/2006

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.