VOLTAR

Índios do Xingu inspiram prêmio de preservação

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
11 de Out de 2008

BRASÍLIA - O Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu/Ipeax Canarana/MT foi agraciado, nesta semana, em Brasília, com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo trabalho de resgate da memória e das tradições dos índios do Xingu.

O prêmio é resultado de uma parceria estabelecida entre o Instituto, o Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, o Iphan e a Funai.

O Cecav vem desenvolvendo o projeto Etnoespeleologia: o estudo das manifestações culturais dos povos e suas relações com as cavernas, que serviu de subsídio para a elaboração do projeto premiado, que visa a proteção e a conservação da caverna sagrada Kamukuaká.

Esta caverna está situada nas margens do rio Batovi, no estado de Mato Grosso e é utilizada pelos índios em seus rituais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.