VOLTAR

Índios do 'tio san'

Brasil Norte-Boa Vista-RR
25 de Jun de 2003

Os modernos índios roraimenses, (têm home-page, DVD, vídeo cassete, antena parabólica e tudo mais) -, acabam de ingressar em reduto antes desconhecido. Associado a uma ONGs estrangeira, Rainforest Foundation US, o CIR matriculou seus argutos e iluminados líderes para a oficina "Organizações Internacionais e Direitos Humanos dos Povos Indígenas", ocorrida na aldeia Tabalascada.
Participaram tuxauas, professores, jovens estudantes e mulheres em que foi debatido o sistema internacional de direitos humanos e conheceram a atuação da Organização das Nações Unidas - ONU, Organização Internacional do Trabalho - OIT e Organização dos Estados Americanos - OEA.
É a prova, e não suspeitas, do envolvimento dessas organizações com a questão indígena roraimense. Os participantes foram submetidos a uma arrochada metodologia de aprendizado em que se embrenharam inclusive na difícil tarefa de conhecer até a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.
Tudo isso leva ao enfadonho mas verdadeiro julgamento de que os índios roraimenses vêm há anos sendo manipulados e induzidos pelas ONGs com o objetivo claro de estabelecer relações internacionais e de conhecimento com outros povos indígenas dos Estados Unidos.
Mais ousada ainda é a avaliação que fez a coordenadora do programa Jurídico da coordenadora do Programa Jurídico de Rainforest Foundation Izabela Figueroa: "fiquei impressionada com o nível de conhecimento dos indígenas sobre os direitos amparados pela Constituição brasileira. Eles sabem muito bem o que é o direito e o que é a lei".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.