VOLTAR

Índios do Parque do Xingú participam de cursos de mecânica

24 Horas News-Cuiabá-MT
15 de Mar de 2005

Vinte e seis índios da Comunidade do Parque Indígena do Xingú irão participar dos cursos 'Mecânica Diesel' (Toyota) e 'Mecânica de Motor de Popa', que iniciam nesta terça-feira (15-03), a partir das 7h30, na Unidade do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Barra do Garças (494 km de Cuiabá). Os índios são das etnias ikpeng, Kalapalo, Kamayurá, Kayabi, Trumai e Waurá.

Os cursos visam promover a qualificação profissional entre integrantes da comunidade do Parque do Xingu. "Vamos capacitá-los na reparação e manutenção de motores a diesel e embarcações/popa, ensinando técnicas de como conservar melhor os equipamentos, de maneira a evitar problemas mecânicos e acúmulo de sucata no interior de suas terras", explica a gerente do Senai - Barra do Garças, Lúcia Ribeiro, afirma.

Os cursos foram implementados pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, da Amazon Conservation Team do Brasil (OSCIP ACT Brasil) e fazem parte do projeto de Proteção e Vigilância do Parque Indígena do Xingú. Os recursos são financiados pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

"Será um trabalho gratificante para a nossa Unidade, pois estaremos abrindo mercado e formatando novos cursos para as comunidades indígenas interessadas. Além disso, temos muito a aprender com eles também", avalia a gerente da Unidade. O Senai - Barra do Garças fica na avenida Governador Jaime Campos, km 04. Outras informações pelo telefone (66) 401-1059 / 401-1413.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.