VOLTAR

Índios do Mato Grosso do Sul recebem Comissão de Direitos Humanos

Site da Funai
10 de Out de 2003

Ontem (09), lideranças indígenas Terena, Kaiowá, Guarani e mais de 400 membros de nove aldeias do Mato Grosso do Sul receberam a visita de comitiva da V Caravana de Direitos Humanos, formada por deputados federais e estaduais. Até o dia 18 próximo, os parlamentares pretendem visitar aldeias em Rondônia, Roraima, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Na aldeia Buriti, a 98 quilômetros de Campo Grande (MS), foram recepcionados pelos indígenas e assistiram a apresentação cultural Terena, o bate-pau, incorporada à tradição desses índios após sua participação na Guerra do Paraguai. Uma peça teatral encenou a invasão das terras e a violência praticada pelos fazendeiros contra os povos indígenas. Em seguida, os mais idosos fizeram relatos sobre a perda das terras indígenas e a luta pela retomada que já dura mais de 70 anos.

Os indígenas entregaram um documento no qual ressaltaram as formas de discriminação que sofrem dos fazendeiros que pressionam os órgãos públicos a não darem assistência, atiram nos grupos indígenas que tentam a retomada das terras, desmatam as florestas que restaram, destroem cemitérios indígenas e impedem a demarcação de suas terras por meio de ações judiciais. No documento reclamam ainda dos meios de comunicação responsáveis por matérias preconceituosas e agressivas com relação às populações indígenas.

Hoje (10), a caravana visitará a Terra Indígena Roosevelt, onde os índios Cinta Larga, vivem em constante ameaça de invasão por garimpeiros. No próximo dia 13, aos parlamentares visitam a T. I. Raposa serra do Sol, em Roraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.