VOLTAR

Índios dizem que voltarão a parque

Zero Hora-Porto Alegre-RS
19 de Abr de 2004

Após passar um final de semana fora da área que consideram de sua propriedade, os índios caingangues prometem voltar a invadir o Parque Nacional do Morro do Osso, na zona sul de Porto Alegre, hoje à tarde. Desde que foram retirados do local, na sexta-feira, as famílias permaneceram às portas do local, acampadas provisoriamente na via pública.

O grupo ocupou o parque há pouco mais de uma semana, depois de encontrar na Internet referência de que a área teria abrigado um cemitério indígena. A prefeitura pretendia levá-los de volta à Lomba do Pinheiro na sexta-feira, e até ofereceu um caminhão e um ônibus para o transporte das famílias e de seus pertences. Mas os índios não aceitaram deixar o morro por entender que são donos da área desocupada.

Diante da negativa, a prefeitura recolheu o material do acampamento, à exceção de objetos pessoais, como fraldas e roupas, e levou o carregamento para um depósito do município.

- Tentamos negociar, mas chegamos ao limite do direito de ir e vir deles. Não sabemos como as famílias passaram os últimos dias, só sabemos que não voltaram a ocupar o parque - explicou Vanesca Buzelato Prestes, procuradora-geral adjunta de Porto Alegre.

Assunto será discutido na Assembléia

A decisão da prefeitura de tirar os índios do parque causou indignação ao Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), que, no sábado, solicitou uma reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vieira da Cunha (PDT). No encontro de hoje, às 11h, o grupo tentará ganhar o apoio da Casa para fazer vigorar o direito dos índios.

Para o MJDH, houve violação às constituições federal e estadual. O grupo solicitará o reconhecimento do sítio indígena e a devolução do material recolhido às famílias na Justiça.

- Queremos que o prefeito seja responsabilizado. Havia 35 crianças e três mulheres grávidas no grupo - disse Jair Krischke, conselheiro do MJDH.

Ontem, os caingangues sinalizavam a intenção de invadir o parque hoje à tarde. Para às 16h, o MJDH organizou uma cerimônia indígena no Morro do Osso para marcar a passagem do Dia do Índio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.