VOLTAR

Índios dizem que não há previsão para liberar BR-163 no Nortão

Só Notícias
24 de Jul de 2006

Continua o bloqueio da BR-163 feito por índios de nove tribos no município de Itaúba (110km ao Norte de Sinop). Eles começaram o bloqueio ontem e liberaram o tráfego por cerca de três horas, hoje pela manhã. Eles retomaram o protesto por volta das 10:00hs e o bloqueio foi reforçado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Itaúba, até mesmo ambulâncias e pessoas a pé estão sendo barradas. Não existe previsão para a liberação da pista.

Os índios das tribos Caiapós, Apiakás, Terena, Kayabis, Panarás e outras protestam contra o impacto ambiental e destruição ambiental em suas áreas indígenas que, segundo eles, seriam causados pela pavimentação da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até a divisa com o Pará. Eles argumentam que, quando foram fundadas cidades de Novo Progresso, por exemplo, as tribos Panará quase foram extintos com a execução da obra afetando também a área indígena Baú, localizada no sul paraense. "As cidades estão avançando sobre as terras indígenas e crescendo cada vez mais. O governo tem que ter cuidado e ajudar a gente", disse à Agência Estado, o líder caiapó, cacique Megaron Txucarramãe.

A PRF informou que os índios exigem a presença de um membro do alto escalão do Governo Federal para escutarem suas reivindicações e que não negociarão com representantes. Apesar da recomendação da PRF para que os motoristas nem se aproximem do local do bloqueio, uma fila foi formada nos dois lados da rodovia, principalmente por caminhões e carretas. A PRF teme que índios e caminhoneiros entrem em confronto. Pedras, troncos e pedaços de madeira estão sendo utilizados para trancar a passagem dos veículos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.