VOLTAR

Índios desocupam área no Oeste

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
26 de Mar de 2003

Os índios, que ocuparam fazendas em Abelardo Luz, desmontaram ontem o acampamento e voltaram para suas aldeias.

Eles aceitaram a proposta do juiz federal de Chapecó Narciso Baez, que assumiu o compromisso de encaminhar petição solicitando o posicionamento, num prazo de cinco dias, do Ministério da Justiça sobre a criação da área indígena de Toldo Imbu. "Orientamos os índios sobre as conseqüências negativas da invasão e apontamos uma alternativa legal de pressão", disse Baez.

Os Kaingang reivindicam uma área de 1.965 hectares que abrange o bairro João Maria, Imbu e a comunidade de Passo das Antas. Em 1998, a Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhecia a área como terra tradicional indígena. O processo foi encaminhado ao Ministério da Justiça, para liberação de portaria declaratória, possibilitando as indenizações aos fazendeiros e a demarcação da reserva dos Kaingang.

Segundo o cacique Mauri Oliveira, cerca de 30 famílias vivem em nove hectares no bairro João Maria, com trabalhos esporádicos e sofrendo discriminação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.