VOLTAR

Índios descumprem lei e plantam soja

Folha de S.Paulo-São Paulo-SP
17 de Out de 2003

Índios caingangues do município gaúcho de Cacique Doble (399 km ao norte de Porto Alegre) começaram a plantar soja transgênica ontem, em uma afronta à determinação da medida provisória no 131, que liberou o plantio no país, com ressalvas.
A medida provisória estabelece que o Ministério do Meio Ambiente pode proibir os transgênicos em terras indígenas, áreas de proteção aos mananciais de água ou potencialmente utilizáveis para abastecimento público e nas áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
É o terceiro ano em que os índios da região plantam transgênicos, apesar da proibição do governo. "Quero ver o governo nos proibir. Se fizerem isso, vão queimar tudo o que tivermos plantado, todo o nosso sustento, e terão de nos sustentar", afirmou à Agência Folha o cacique Jacson Silveira, 22.
Com uma população de 4.800 pessoas, Cacique Doble tem 130 famílias indígenas. De acordo com Silveira, quase todos deles plantam transgênicos.
A área que tem sido plantada com transgênicos chega a 600 hectares. Na safra 2003/4, a extensão deverá ser ampliada para quase mil hectares.
Ao todo, em 2002 foram colhidas 20 mil sacas de soja transgênica nas áreas semeadas pelas famílias indígenas.

Documento contra
No dia 1o deste mês, 14 caciques gaúchos assinaram, em Passo Fundo, um documento que rejeita a restrição definida pela medida provisória.
Além de soja, os índios plantam milho e feijão em Cacique Doble.
Os agricultores locais, incluindo os indígenas, têm feito contatos com deputados federais gaúchos para pedir apoio a fim de eliminar a restrição em suas áreas.
"Para nós, índios, é fundamental que os transgênicos sejam completamente liberados [para o plantio]. Se isso não ocorrer, ficaremos em uma situação ainda pior do que a atual. Se os outros agricultores podem plantar transgênicos e nós não podemos, ficaremos em desvantagem. Será horrível. Vai haver fome", afirmou o cacique.
Confiantes na reversão da restrição incluída na medida provisória, que foi uma exigência da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), os caingangues de Cacique Doble até compraram um trator novo para a comunidade, pensando nos lucros que serão colhidos com o plantio de soja transgênica.
Para ter uma idéia da importância que os índios dão à soja transgênica, há três anos, quando a semente geneticamente modificada era proibida, eles plantavam apenas cem hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.