VOLTAR

Índios denunciam retirada ilegal de madeira

O Eco
18 de Jan de 2008

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) denuncia a retirada ilegal de madeira da Terra Indígena Tenharim, no Sul do Amazonas. Segundo o coordenador geral da Coiab, Jecinaldo Saterê-Mauê, a madeira é levada a uma serraria localizada no Km 180 da BR-230, a Transamazônica. Ele afirma que o desmatamento irregular já avançou mais de 500 metros no interior dos limites da Terra Indígena

Segundo os índios, madeireiros e grileiros teriam ameaçado funcionários da empresa contratada para colocar os marcos da demarcação da Terra Indígena, por isto o trabalho teria sido suspenso. A Coiab entregou ao Ministério Público Federal um levantamento antropológico e ambiental da região e pediu providências para acabar com os crimes ambientais e invasão da área.

Os índios suspeitavam que o desmatamento era provocado por um assentamento do Incra, que estaria dentro da reserva. Mas a superintendência do instituto em Manaus demonstrou que o assentamento está fora dos limites da área indígena. Segundo a Coiab, na TI Tenharim vivem cerca de duas mil e quinhentas pessoas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.