VOLTAR

Índios denunciam que PF está retendo cartões de aposentadoria

Midiamax News-Campo Grande-MS
Autor: Luciene Câmara
09 de Mai de 2005

Índios da reserva de Dourados, da área Guyraroká e da aldeia Taquara, em Caarapó, e Passo Piraju, no distrito de Porto Cambira, cercaram o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, para denunciar que a PF (Polícia Federal) está retendo cartões de aposentadoria dos indígenas. Os documentos teriam sido apreendidos em poder de comerciantes, que estariam obrigando os índios a pagarem as contas no mercado.

O presidente da Funai não sabia do assunto e pediu informações ao administrador do núcleo da Funai em Amambai, William Rodrigues, que estava na coletiva que terminou há pouco, no prédio da Polícia Federal. "Vamos então conversar com a PF para pedir que eles entreguem estes cartões para a gente (Funai) e aí nós devolvemos aos índios, porque eles não podem ficar sem os cartões, uma vez que já não se alimentam direito porque não conseguem plantar e colher e o cartão é a única forma de conseguir alimentos", disse Mércio Pereira ao administrador da Funai em Amambai. As informações são do site Dourados Agora.

A denúncia de retenção dos cartões de aposentadoria já foi repassada à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Desnutrição, que chegou a realizar diligências para apreender os documentos nas mercearias de Dourados. No entanto, os deputados não tinham mandado de busca e apreensão e não conseguiram vistoriar os estabelecimentos. O caso ficou de ser investigado pela Polícicia Civil do Município. Dois índios da aleia Jaguapiru chegaram a ser ameaçados após denunciar a suposta prática ilegal dos comerciantes e tiveram de ser transferidos para outra aldeia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.