VOLTAR

Índios denunciam Exército

Correio Braziliense (Brasília-DF)
23 de Out de 1991

A Procuradoria Geral da República vai apurar a denúncia realizada pelo líder Tukano, Brás de Oliveira França, que acusa o Exército de estar construindo duas hidrelétricas em terras indígenas do Rio Negro. Brás França solicitou, em telex enviado, ao Ministério Público a paralisação das obras, baseando-se no artigo 231, parágrafo 3 da Constituição, que protege os potenciais energéticos em terras indígenas. Ele argumenta que a comunidade indígena não foi consultada e que a construção dessas usinas poderá acarretar impactos no meio ambiente que poderão prejudicar a própria sobrevivência das comunidades que ali vivem.
A notícia aborda também outra denúncia, realizada pelo índio Tukano Álvaro Fernando Sampaio, que acusa soldados da região de São Gabriel da Cachoeira de estuprarem índias e de estarem envolvidos com o tráfico de drogas. Ele acusa também o governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, de beneficiar empresários do setor da mineração.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.