VOLTAR

Índios deixam usina

CB, Brasil, p. 12
04 de Jun de 2006

Índios deixam usina

Ullisses Campbell

Depois de três dias de ocupação, os cerca de 300 índios de 10 etnias do Xingu resolveram deixar ontem, no final da tarde, a hidrelétrica de Paranatinga 2, a 540km de Cuiabá. No acordo feito com a Fundação Nacional do índio (Funai), ficou acertado,que uma comissão indígena virá a Brasília debater a implosão da represa que está sendo erguida no Rio Kuluene. Esta é a principal reivindicação das etnias. Os índios mantiveram três reféns, destruíram equipamentos da obra e dificultaram a saída de 180 funcionários da empresa construtora.
Ontem, a situação ficou tensa com a chegada de agentes da Polícia Federal. Segundo o cacique Pirakuman Yawalapiti, os índios podem voltar a ocupar o canteiro de obras, caso as obras para construção da represa continuem. "Um juiz federal já mandou demolir essa obra, mas a empresa se recusa a fazer. Por isso nós invadimos a usina", justifica. A empresa Paranatinga Energia alega que as obras estão paradas desde março e que não implodiu a represa porque ainda cabe recurso da decisão judicial que determinou a destruição da obra. Para os índios, não um estudo de impacto da obra nas comunidades.

CB, 04/06/2006, Brasil, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.