VOLTAR

Índios deixam Olivença após ação da Polícia Federal

Correio* - correio24horas.globo.com.br
21 de Out de 2008

Cerca de 70 índios pertencentes a 20 famílias da tribo indígena Tupinambá deixaram na tarde desta terça-feira (21) a aldeia Tucum, em Olivença, distrito de Ilhéus, após ação de reintegração de posse da Polícia Federal (PF). Os nativos foram para o prédio da Justiça Federal de Ilhéus, a 452 km de Salvador, onde chegaram em três caminhões de móveis.

Segundo informações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, policiais impediram a entrada na aldeia do carro da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e de índios que queriam pegar objetos pessoais. A PF informou que a barreira na entrada da aldeia Tucum foi feita para controlar a área, que é uma zona de conflito. Os objetos foram levados para a sede da FUNAI, em Ilhéus.

A operação da PF, chefiada pelo pelo delegado Rodrigo Bastos, tem como objetivo apaziguar possíveis conflitos entre índios e fazendeiros. Cerca de 130 policiais estão na região para cumprir a liminar da Justiça solicitando a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios.

Cerca de 600 nativos vivem na área de três fazendas com cerca de 12 hectares nas serras de Uauá, Olivença e Padeiro. O cacique Babau, que permanece com 500 famílias tupinambás na serra do Padeiro, informou por telefone ao CORREIO que não deixará o local sem luta. 'Nós morre (sic) na terra. Não somos índios de ficar ocupando FUNAI. Nós só sairemos daqui mortos', afirmou.

De acordo com Babau, os índios estão preparados com arcos e flechas para receber a polícia. O cacique acusa os agentes da PF de terem sobrevoado a região em um helicóptero na manhã desta terça-feira apontando armas para amedrontar os índios. A assessoria do órgão nega a acusação e afirma que a operação está sendo feita de forma pacífica.

Apesar da tentativa de evitar conflitos, durante a tarde de segunda-feira (20), os nativos entraram em confronto com os policiais federais na região de Buerarema, a 458 km da capital baiana. Durante a ação, um índio de 73 anos ficou ferido e foi encaminhado, sem gravidade, para o Hospital Municipal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.