VOLTAR

Índios de três aldeias ocupam a sede da Funai em João Pessoa

Jornal o Norte-João Pessoa-PB
17 de Mai de 2004

Índios que ocuparam a Funai são de três aldeias do município de Marcação

Um gupo de índios de três aldeias localizadas no município de Marcação, no litoral norte do estado, ocuparam nesta segunda-feira, dia 17, a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em João Pessoa. Eles pretendem ficar acampados no órgão até a publicação no Diário Oficial da União um estudo antropológico da região onde vivem.

Os índios são das aldeias Jaraguá, Vila Montemor. O estudo possibilitará aos indígenas a dar entrada no agravo contra a liminar concedida pelo juiz substituto da 3ª Vara Federal, Sérgio Murilo Wanderley Queiroga, que deu reintegração de posse às Usinas Miriri e Japungu.

Na região vivem cerca de quatro mil índios potiguaras segundo o cacique Caboclinho, representante das aldeias da área. O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio, Petrônio Machado, disse que o estudo da área foi concluído, semana passada, e o antropólogo responsável, Sidnei Perez, já foi até Brasília levar o resultado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.