VOLTAR

Índios de Roraima denunciam invasão de suas terras por fazendeiros

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br
Autor: Fabíola Munhoz
08 de Mai de 2009

Líderes indígenas, os chamados tuxauas, que vivem na comunidade Lago da Praia, em Roraima, denunciaram à Fundação Nacional do Índio (Funai), à Polícia Federal (PF) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a invasão de suas terras por fazendeiros.

De acordo com o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito José de Sousa, líder da etnia macuxi, a área - que é extensão da Terra Indígena (TI) de Serra do Truaru - foi invadida na semana passada por proprietários de terrenos próximos, que foram concedidos pelo Incra.

"Os tuxauas estão aguardando que a Polícia Federal vá até lá retirar os invasores. E não irão arredar pé até isso acontecer", disse Dionito, ao informar que os policiais federais ainda não chegaram a Lago da Praia porque atuam na retirada dos arrozeiros que ainda permanecem ilegalmente na TI de Raposa Serra do Sol, também em Roraima.

Diante a situação, tuxauas das comunidades de Lago da Praia, Serra do Truaru, Morcego e Serra da Moça estão reunidos para exigir proteção contra as invasões do seu território e também demarcação da parte de suas terras que foi ampliada, a partir de Tis já demarcadas, como Serra do Truaru e Serra da Moça.

O pedido de ajuda já foi feito à Funai, à PF e também ao Incra que, segundo Dionito, deve dialogar com os fazendeiros que tiveram terras tituladas pelo órgão nas proximidades, para que eles somente ocupem o terreno a que têm direito, sem a invasão das áreas originalmente ocupadas pelos índios.

Segundo informações do CIR, a reserva de Lago da Praia vem sendo invadida ilegalmente por criadores de animais e seus rebanhos. Os tuxauas informaram ao conselho que as invasões tiveram início em oito de janeiro deste ano, lideradas pelos fazendeiros Jerônimo Cabral e Luis Teixeira. Hoje, porém, outros não-índios também teriam se instalado nas terras da comunidade indígena sem autorização.

Os tuxauas estão reunidos em Lago da Praia, onde farão protestos até que os invasores deixem o local. De acordo com o coordenador do CIR, os manifestantes paralisaram as vias de acesso à região e permanecerão em bloqueio até que as autoridades se posicionem com relação ao conflito.

Em Boa Vista, o grupo esteve reunido com Petrônio Laranjeira, administrador substituto da Funai, Dionito José de Sousa, do CIR, e representantes do Ministério Publico Federal. Após o encontro com as autoridades, os indígenas retornaram a Lago da Praia, onde seguem resistindo às invasões. A área localizada no interior do estado de Roraima é de difícil acesso e, por isso os líderes da comunidade de Lago da Praia, Leôncio da Silva e Jairo Pereira estão impossibilitados de dar qualquer informação à imprensa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.