VOLTAR

Índios de Porto Seguro se rendem ao cartão

Radar64
24 de Fev de 2008

Uma reportagem da Sucursal Extremo Sul do A TARDE, feita especialmente para O GLOBO, ganhou destaque na primeira página do jornal carioca, em sua edição deste domingo (24).

Com texto da jornalista Maria Eduarda Toralles e foto do repórter fotográfico Joa Souza, a notícia é sobre a adesão dos índios Pataxós da Reserva da Jaqueira, no município de Porto Seguro, à modernidade do cartão de crédito.

Os turistas que procuram a aldeia para comprar artesanato ficam surpresos com a possibilidade de pagar a conta com cartão de crédito. Implantado há cerca de um mês, o dinheiro de plástico impulsionou as vendas em 50%, destaca a matéria.

ReproduçãoAs 32 famílias, cerca de 70 indígenas que vivem na Reserva da Jaqueira, sobrevivem com a venda de artesanato, produzido com sementes e coco e confeccionado pelos próprios índios. Outra fonte de renda é o valor de ingresso de entrada na reserva, onde os visitantes podem vivenciar um pouco da cultura pataxó.

O único inconveniente em operar as maquininhas é que na Jaqueira não tem energia elétrica. Isso obriga os índios a levarem o equipamento para carregar as suas baterias na parte mais urbanizada da aldeia, em Coroa Vermelha. A conexão telefônica das maquinas de cartão é feita através de celular, cujo sinal chega à reserva da Jaqueira sem problemas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.