VOLTAR

Índios de ficha limpa vão pleitear o direito de votar e ser votado

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com
Autor: Marcos Terena
17 de Jun de 2010

Mes de Junho vai consolidar a democracia através das convenções partidárias de norte a sul do País.

Em vários partidos surgirão indígenas de ficha limpa pleiteando o direito de votar e ser votado.

Alguns buscarão as Assembléias Estaduais como Deputado Estadual e outros, o Congresso Nacional como Deputado Federal.

Nesse campo notamos o ato heróico de todos esses candidatos indígenas diante de um processo geralmente viciado e sob desconfiança da manipulação, mas a única forma viável de consolidar essas representações e mudar esse quadro de desconfiança.

Por outro lado, só a aprovação nas convenções partidárias e boa vontade do voto indígena não asseguram a eleição das candidaturas indígenas.

Mesmo assim estados como Mato Grosso do Sul, onde vivem mais de 72 mil indígenas, Roraima, Acre, Rondonia, Bahia, Pernambuco, Paraná e Amazonas por exemplo, acolherão esses candidatos e podem passar para a história do País como regiões que votaram, confiaram e elegeram um Índio como representante não só de seu Povo, mas de toda uma sociedade.

Num mundo conturbado por discriminações e guerras inter-étnicas, de povo contra povo e irmão contra irmão, o exemplo dessas candidaturas enobrece a Nação brasileira e servem de exemplos da democracia com inclusão e respeito ao diferente.
Nós Indígenas acreditamos nisso e por isso somos parte desse processo!

Marcos Terena

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=165615

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.