VOLTAR

Índios de Corumbá não permitirão mais visitas em aldeia

Campo Grande News-MS
Autor: Flávia Lima
16 de Mai de 2002

Caciques e lideranças indígenas das tribos Guató e Severo, localizadas em Corumbá, reuniram-se com a Funai em Campo Grande para esclarecer a cobrança de pedágio denunciada pela Secretaria de Turismo de Corumbá e por empresários do setor de que os índios cobravam vários tipos de produtos de quem passava pela ilha onde está situada a aldeia. Segundo o administrador da Funai, Marcio Justino, os caciques disseram que os empresários ofereciam os 'presentes', por isso eles entenderam que não havia problema em cobrar de quem passava pelo local.
Os índios não permitirão mais a entrada de visitantes nas aldeias e nem aceitarão 'presentes', como óleo diesel, mantimentos e dinheiro, de turistas. "Isto é o que diz a lei, e será cumprida", diz Justino.
A Funai irá marcar reunião em Corumbá com empresários, Secretaria de Turismo e com os caciques da aldeias para propor um acordo. Justino disse que a Funai foi acusada de ser omissa, mas afirma que não foi procurada para intermediar a situação com os índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.