VOLTAR

Índios das aldeias Kayabi, Apiaká e Munduruku chegam a Cuiabá

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
19 de Ago de 2002

Chegam amanhã, 20, em Cuiabá, 25 alunos e cinco professores das aldeias indígenas Kayabi, Apiaká e Munduruku, localizadas no município de Juara, Mato Grosso, para participarem do 7o Intercâmbio Cultural Aldeia/Cidade. O Intercâmbio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá que pretende oportunizar aos alunos e professores da rede de ensino da capital o acesso às diversas culturas do estado.

Por meio desse projeto, os alunos da rede de ensino de Cuiabá já conheceram diversas etnias indígenas como a Umutina, Bakairi, Karajá, Paresi, Xavante, Rikbaktsa e também o quilombo de Mata-cavalos, no município de Livramento e a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, durante as festividades de São Benedito.

Durante os cinco dias que estarão em Cuiabá, os Kayabi, Apiaká e Munduruku, participarão de várias atividades culturais e de lazer. Além disso, mostrarão aos alunos e professores do município, parte da sua cultura, com apresentações de danças e exposição de artesanatos.

Os indígenas também concederão entrevista aos alunos que comandam a Radio 13, na escola municipal Treze de Setembro, bairro Parque Atalaia, onde falarão do cotidiano na aldeia e das impressões sobre a cidade. Um passeio pelos principais pontos turísticos de Cuiabá também fará parte da visita dos Kayabi, Apiaká e Munduruku. As três etnias pertencem ao grupo linguístico tupi e possuem hoje uma população estimada em 530 pessoas.

Na segunda quinzena de setembro é a vez dos professores e alunos da rede municipal de Cuiabá retribuírem a visita aos Kayabi, Apiaká e Munduruku, numa estadia de cinco dias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.