VOLTAR

Índios da Ilha ameaçam Sudeco

Cidade de Santos (Santos-SP)
14 de Set de 1984

Na Ilha do Bananal, os Karajá e Javaé continuam interditando os trabalhos da construção da estrada Transaraguaia, cujo trajeto atravessará seu território tradicional, e ameaçando incendiar os equipamentos da Sudeco, responsável pela construção. A liderança Idjarruri Karajá está em Brasília com o intuito reivindicar certas medidas ao presidente da Funai, Jurandy Fonseca.
Em Rondônia, na terra indígena do Igarapé Lourdes o clima ainda é tenso. O conflito entre os colonos, que invadiram o território indígena, e os Ikolen, resultou no sequestro de 14 colonos. Jurandy Fonseca já solicitou ao juiz federal de Porto Velho uma liminar de despejo contra os colonos, e admitiu que o problema do Igarapé Lourdes é o mais grave no momento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.