VOLTAR

Índios da área Yanomami participam de curso de formação de saúde

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
18 de Nov de 2004

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está realizando um curso de Formação de Agentes Indígenas de Saúde para 19 índios de cinco diferentes etnias. O curso, que iniciou segunda-feira passada e vai até o dia 29 deste mês, tem como finalidade formar agentes de saúde indígenas para atuar em parceria com as equipes de saúde que trabalham na área Yanomami.

Conforme explicou o coordenador do Distrito Sanitário Yanomami (DSY), Marcos Pellegrini, o curso faz parte da nova proposta de atuação do Ministério da Saúde. Dividido em sete módulos, nesse primeiro módulo os participantes vão aprender a identificar os problemas de saúde, especificamente os relacionados à diarréia e infecção respiratória aguda, responsáveis pelo maior índice de mortalidade infantil.

Nesse primeiro momento, eles vão aprender a conhecer esses problemas para realizar um trabalho preventivo. A idéia é fazer com que no futuro eles passem a cuidar deles mesmos, aprendendo usar corretamente os medicamentos, inclusive os da medicina alternativa.

Parte dos participantes já são agentes de saúde e os demais, segundo Pellegrini, tem uma proximidade grande com as equipes de saúde que atendem na área indígena. Após o curso, quando retornarem às malocas, vão se tornar multiplicadores do que aprenderem.

Participam do curso agentes de saúde indígenas das comunidades Awaris, Mausia, Ye'Kuana, Ericó, Baixo Mucajaí, Waikás, Uraricoera, Alto Catrimani, Haxiu, Homoxi, Arathaú, entre outros.

Coordenado pelos enfermeiros Waleska Tatiana Nascimento Sant'Anna, Gilvan Brolini, Marilda Alves Silva e Vanessa de Oliveira Santos da Fundação Universidade de Brasília (Fubra) o curso proporcionará aos participantes aprenderem a conhecer melhor os problemas que enfrentam na área de saúde

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.