VOLTAR

Índios da Amazônia fazem clipe e querem divulgar música na web

Portal G1 - http://g1.globo.com
Autor: Glauco Araújo
23 de Mar de 2008

Grupo Eware, da tribo Ticuna, já faz sucesso no Peru e na Colômbia.
Cantor Netinho, líder da banda, produziu e editou o clipe da música " Minha princesa".

Os índios da tribo Ticuna (também conhecida como Tukúna) celebram a paz com música e dança, na aldeia Umariaçu, em Tabatinga (AM). Dois grupos já fazem sucesso no Peru e na Colômbia e um deles, o Eware, gravou um clipe para a música "Minha princesa" e quer divulgar o trabalho na internet.

De autoria de Leonardo Gomes Neto, cujo nome artístico é Netinho, a música faz sucesso na aldeia e o grupo já alça vôos pelo Peru e Colômbia. "A nossa banda apresenta desde o forró brasileiro até a cumbia peruana. O nosso CD já está pronto, só falta levar para as prateleiras das lojas. Também queremos arrumar um jeito de colocar nosso trabalho na internet."

O trabalho está gravado há bastante tempo, mas a produção do clipe foi concluída no começo deste mês. "Dá um trabalho danado. Foram vários dias de gravação e quase um dia inteiro para editar as imagens e fazer a montagem. Eu mesmo que cuidei disso", disse Netinho.

Ele ainda é responsável pela música "Se não fosse você", que também é interpretada pelos parceiros de grupo Genaro e Irandir. "Estamos felizes com o sucesso das duas músicas. Por isso fizemos o clipe. É a nossa forma de pedir paz. Na tribo Ticuna, ninguém fica triste".

A mesma tribo se divide entre as músicas do grupo Eware e as da Banda Cultural Aitcha. Os artistas fazem sucesso por onde andam na comunidade. Liderado por Nilson Alexandre Ferreira, no teclado, a Aitcha ainda possui outros três componentes: Geovane no vocal, Matusalém no tambor e Isaias no chocalho.

"Temos duas formações. A primeira é com três dançarinos e a outra, mais completa, com 70 integrantes. A maioria, dançarinos", disse Ferreira.

"Buscamos levar a paz para as pessoas que nos assistem e ouvem. Não temos nada com as Farc e com essa violência envolvendo traficantes e guerrilheiros na nossa região amazônica. Vivemos na nossa aldeia e isso já é suficiente para sermos felizes", afirmou Ferreira, que também faz shows nos países vizinhos e espera conquistar espaço na internet.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL357122-5598,00-INDIOS+DA+AMAZ…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.