VOLTAR

Índios criam escola para discutir com os brancos

A Crítica (Manaus - AM)
01 de Nov de 2000

Nas aldeias dos índios Baniwa, Tuyuka e Tariana, experimenta-se uma escola dedicada a ensinar os alunos a refletir e discutir com os não índios. Esse projeto de educação diferenciada está sendo desenvolvido pela Foirn. No município de São Gabriel da Cachoeira (AM), a Foirn também promove a capacitação de professores do ensino fundamental para este modelo educacional.
O professor Higino Pimental Tenório, que leciona entre os Tuyuka, povo que vive no Brasil e na Colômbia, falou sobre o processo educacional desses índios destacando o lançamento do primeiro livro multidisciplinar, que deverá sair em breve. O projeto recebeu auxílio da Noruega sob a orientação do Instituto Socioambiental (ISA).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.