VOLTAR

Índios criam cooperativa para explorar turismo

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
05 de Jun de 2009

Um grupo de indígenas das reservas indígena São Marcos e Raposa Serra do Sol acaba de criar uma cooperativa com o objetivo de explorar o turismo em suas terras. Trata-se da Cooperativa Indígena do Estado de Roraima - Moorî Paata, que em macuxi significa 'beleza da terra'.

O presidente da cooperativa, Jeremias Vieira Nascimento, indígena da etnia macuxi, uma das integrantes da recém-definida terra indígena Raposa Serra do Sol, disse que a entidade busca uma saídas econômicas por meios próprios meios. "Nós, indígenas, não vamos esperar que ninguém venha dizer o que queremos para nossa vida", disse o indígena.

O lançamento do empreendimento acontecerá no dia 20 desse mês de junho, com a inauguração de um possível roteiro turístico oferecido a diversas autoridades do Estado e representantes da imprensa local. O passeio funcionará como uma avant premier da iniciativa.

PARTICIPANTES - Para esse primeiro "tour" já estão confirmados os nomes de diversas autoridades, enquanto outras ainda estão em fase de contato. Entre as que confirmaram presença estão o governador José de Anchieta e a secretária primeira-dama Sheridan de Anchieta, e os senadores Romero Jucá (PMDB) e Augusto Botelho (PT).

Confirmaram também presença os deputados federais Luciano Castro (PR), Maria Helena (PPS) e Chico Rodrigues (DEM). "O senador Mozarildo Cavalcanti foi contatado através de sua assessoria, mas ainda não confirmou participação, o que deve ocorrer nos próximos dias", acredita Jeremias.

Também já confirmaram presença no "tour" inaugural o presidente da Assembléia Legislativa de Roraima, deputado Mecias de Jesus (PR), do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha, o prefeito de Uiramutã, Eliésio Cavalcante de Lima, e o presidente da Câmara de Vereadores daquele município, Milton Dário Melquior Messias.

ROTEIRO - Para a inauguração do empreendimento, os índios traçaram um roteiro dentro do município de Uiramutã, que poderá sofrer alteração em razão de futuras adequações. Nesse roteiro, o primeiro ponto turístico a ser visitado pelas autoridades e imprensa será a Cachoeira do Urucá.

Os visitantes - não mais que 30 pessoas - serão recebidos na Cachoeira do Urucá com danças e cânticos de boas-vindas. Os índios vão dançar a parixara e a aleluia. A primeira é de origem macuxi e a segunda, ingaricó, mas ambas são amplamente difundidas entre os dois povos.
"Após as apresentações, os visitantes serão convidados a experimentar um bom banho de cachoeira", garante o vice-presidente da Cooperativa, tuxaua Amazonas. A segunda estação a ser visitada será a Cachoeira de Sete Quedas.

Para concluir o passeio em terra indígena, autoridades e imprensa serão convidadas a se deslocar para a comunidade Nova Vida, onde haverá novas solenidades indígenas. Antes do retorno, será servido o almoço pelos indígenas aos visitantes.

COOPERATIVA - A Moorî Paata é formada por índios das comunidades Bananal, localizada na terra indígena São Marcos, no município de Pacaraima; Contão, na Raposa Serra do Sol, também dentro do município de Pacaraima; Napoleão e Raposa Serra do Sol, no município de Normandia; e Nova Vida, Uiramutã 2 e comunidade Pé de Serra, no Município de Uiramutã.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.