VOLTAR

Índios continuam lutando para conquistar educação

A Gazeta (Cuiabá - MT)
05 de Mar de 2000

O ensino voltado às comunidades indígenas permanece sendo feito através dos moldes ocidentais. Dentro deste contexto, destaca-se o papel do ensino religioso, pois grande parte da educação escolar direcionada a essas populações é feita por seus representantes. Uma das novidades, nesse sentido, é a possibilidade de índios concluírem cursos superiores em diversas áreas do conhecimento. Além disso, futuros professores índios também poderão aprender na Universidade do Estado de Mato Grosso a ensinar o resgate de sua cultura.

A presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena do Estado de Mato Grosso, a índia paresí Francisca Novantino Ângelo, criticou a atuação invasiva de religiosos não indígenas nas aldeias. A presidente afirmou ocorrer uma recusa da própria cultura em decorrência desses fatos, o que pode, segundo ela, levar a um aumento do alcoolismo nas comunidades.

Percorrendo o caminho inverso, o índio terena, também pastor e coordenador da ONG Grupo de Trabalho Missionário Evangélico, Lúcio Flores, após ter abandonado a religiosidade nativa em detrimento do cristianismo, passou a se interessar novamente pela religião e cultura de seu povo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.