VOLTAR

Índios contestam criação de conselho

A Crítica (Manaus - AM)
15 de Ago de 1998

Em nota de repúdio contra o governo, representantes de 25 grupos indígenas afirmaram que o 1o Seminário de Educação Escolar Indígena foi uma "farsa". Os índios foram convidados a discutirem a criação do Conselho Estadual de Educação Indígena e descobriram que tal Conselho havia sido assinado pelo governador uma semana antes da discussão. Outra crítica feita pelos indígenas foi em relação à paridade de representantes índios e não índios. Segundo eles, essa composição não foi contemplada no decreto.
O assessor de gabinete da Seduc contestou a nota de repúdio supracitada, afirmando que o Conselho Estadual de Educação Indígena é "legal e legítimo".

Índios participantes do 11o Encontro da Comissão de Professores Indígenas do Amazonas, Roraima e Acre reivindicaram a autonomia das escolas indígenas. Neste contexto, o professor mura, José Mário Ferreira, afirmou sua luta para que os alunos aprendam ao máximo sobre sua cultura, comentando também a questão do resgate da língua materna.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.