VOLTAR

Índios conhecem técnicas de produção orgânica de hortaliças

Embrapa - www.wmbrapa.br
24 de Set de 2008

Com a finalidade de repassar técnicas sobre a produção orgânica de hortaliças, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Ivo de Sá Motta, ministrou um treinamento a índios das aldeias Jaguapirú e Bororó na sede da Unidade, na segunda(22) e na terça-feira (23).

O sistema abrange a produção de várias hortaliças. O manejo desses cultivos é feito sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis, que são substituídos por adubos orgânicos. "Essa proposta tem uma preocupação ambiental e também com a saúde de quem trabalha na horta e de quem vai consumir os produtos", afirma o pesquisador.

Além disso, os produtores evitam a dependência de insumos que precisam ser comprados e têm custo alto. "Eles vão produzir defensivos naturais à base de alho, pimenta, arruda, e também usar biofertilizantes oriundos de resíduos animais", destaca Ivo.

Segundo ele, a idéia é repassar conhecimentos sobre uma produção que atenda principalmente o auto-abastecimento das famílias. "A introdução das hortaliças diversifica a alimentação enriquecendo-a com vitaminas e sais minerais", diz.

A proposta é que, à medida que os produtores dominem a técnica de produção, possam produzir excedentes para a comercialização e geração de renda complementar.

"É muito importante para mim porque a horta vai servir para a família, para vender e as crianças podem aprender também", diz Vicente Medina, da aldeia Jaguapirú.

Já Estevão Martins, da Bororó, conta que aprendeu muito no treinamento. "Preparar o adubo, o defensivo natural para aplicar nas lagartas e outras pragas".

Além das aulas teóricas, os índios estiveram na horta agroecológica da Embrapa. No local, conheceram as práticas de compostagem e produção de mudas de hortaliças, além de técnicas para a preparação de defensivos naturais e biofertilizantes.

Programa

Através do programa - uma parceria da Prefeitura de Dourados, Agraer e do Ministério do Desenvolvimento Social - estão previstas as instalações de quatro hortas de produção familiar nas aldeias. "Depois desse treinamento na Embrapa, as mandalas entrarão em funcionamento no mês que vem", informa o secretário municipal de Agricultura Familiar Ermínio Guedes.

Segundo ele, cada horta deve atender entre 20 e 30 famílias. "Vamos fornecer os equipamentos e material necessário para os grupos começarem, depois eles devem ser auto-suficientes", finaliza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.