VOLTAR

Índios comemoram Dia Internacional das Comunidades Indígenas

Site da Funai
12 de Ago de 2002

Índios Kariri e Xocó do estado de Alagoas tiveram mais motivos para festejar, no último sábado (10) o Dia Internacional das Comunidades Indígenas. Com roupas típicas e corpos tingidos para a festa, eles exibiram toda a sua diversidade cultural e preservação de seus costumes, atualmente beneficiados com ações da Sessão de Operações do Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas/Sergipe. Houve uma sensível melhora nos níveis de saúde de indígenas atendidos. "Desde que o programa foi iniciado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) não se registrou um caso de óbito por falta de vacinação. Já foram vacinados 9.694 deles, por equipes compostas de médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de enfermagem e agentes indígenas de saúde. Protegendo-os de doenças imunopreveníveis, como rubéola, varicela, tuberculose, poliomielite, sarampo, tétano, difteria e influenza (gripe), realizamos exames periódicos de saúde e acompanhamento em gestantes", comemora Nara Lúcia Calaça de Medeiros, enfermeira que chefia o programa.

Nara Lúcia recentemente participou de um encontro para avaliar ações de imunização realizadas pelos DSEIS (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), que estão presentes no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.